Saturday 15 November 2008

O eterno tema das gravatas

Vou falar das famosas GRAVATAS.
O tema parece fútil e pequeno, mas não é pois revela muito da natureza da vida em sociedade ;
a ver vamos:

É incrível que o “dress code” oficial masculino seja : Fato e Gravata.
Como pode um bom desempenho laboral depender dum uniforme que só distingue ?

Não consigo entender ……………..não me entra na cabeça.

Faz-me pensar nos meus colegas de faculdade, que 1º mês depois da formatura e porque iam de fato e gravata trabalhar, mudavam a postura e a forma de falar com os outros.

Faz-me sempre lembrar as ligas nos pés chineses femininos – desconfortáveis mas essenciais á aceitação social.
Estarei eu errada? Afinal de contas estou a discordar com centenas de anos de culturas mundialmente aceites, impostas por pais a filhos, por maridos a mulheres.

Não consigo mesmo encaixar aquele pedaço de pano pendurado que não serve para nada; não consigo entender que se possa ir vestido com uma gravata suja, mas não se possa ir sem a gravata.
Não interessa ir bem vestido, o que interesse é ir de gravata, mesmo que o resultado seja francamente mau.
Adorei a frase que o Jack Nicolson diz á helen Hunt:
- “ why do i have too ware a tie and you can came with that ugly dress ? “

Ele tinha a absoluta razão ………… mas não era á Helen Hunt que o deveria dizer, mas sim grita-lo bem alto para que todos ouvissem que o “ usar gravata “ não faz de nós mais civilizados.
O que faz de nós civilizados é sabermos nos vestir de acordo com a ocasião sem terem que nos dizer exactamente o quê, e como vestir; pois essa conduta sim, tem subjacente um atestado de estupidez.

Ás pessoas não devia ser imposto o que vestir, mas sim como o fazer de forma saudável, como o fazer de acordo com as necessidades diárias de cada um.

Mas para mim, tanto vai mascarado o “ casual “ mal vestido, como o mal engravatado .

1 comment:

A. said...

Viva às botas montanha castanhas e às jeans loucas! :)
Tb ja sabes q concordo nesta! Andas a marcar pontos! :):):)