Monday 17 November 2008

Um dia na "Terrinha"

Vivo no Paraíso…
Sempre que digo onde vivo, á minha volta os olhos das pessoas brilham de inveja. …
Linha de Estoril – Cascais.
O Sonho de Qualquer Lisboeta.
O Sonho que qualquer família de classe media ambiciona.
Boas casas, Praia, Paredão, Gente Gira, Gente Rica.

E Eu, mais uma vez me sinto sufocar ….

Domingo de sol:

Vou andar no paredão;
Desisto, não consigo andar sem chocar com centenas de pessoas desconhecidas e descontroladas.
Vou andar para Cascais;
Desisto, não consigo encarar as Novas " Lojas do Chines " na Rua Direita e zona envolvente.

Não consigo encarar o Cascais Villa onde quase nem se fala português e onde pareço entrar num mundo que desconheço.
Não consigo encarar os condomínios a nascer em todo o lado a chamar mais gente para um concelho sem alternativa de trafico decente.
Não consigo encarar a Marina onde os carros podem circular na linha que separa os restaurante da Agua.
Vou procurar um restaurante;Desisto, não me apetece passar a tarde no estrada do guincho a comer sempre a mesma coisa com as mesmas pessoas, nem me apetece arriscar um restaurante de turistas.
Vou procurar algo culturalmente interessante para fazer;Tenho que ter cuidado e dosear o que vejo, pois corro risco de esgotar tudo numa tarde.

Bem, aqui só me resta usufruir do Guincho, que é uma Praia que funciona poucos dias do ano, onde já é impossível estacionar, que já está sempre cheia de gente e onde não há um restaurante para comer.

Desisto,
Vou sair daqui.
Vou para Lisboa
Os meus amigos de Cascais, perguntam:
- " estás louca ou quê ?" – isto aqui é o paraíso………..tens uma qualidade de vida que não tens em Lisboa…

Eu continuo á procura dessa qualidade de vida.
A todo o lado que vou me encontro sufocada com gente estranha.
Todos os dias apanho transito.
Chego cedo ao fim do dia e não há nenhum sitio giro para ir, cada pessoa se enfia em sua casa sem haver uma cultura de passar tempo socialmente na rua ou em sítios interessantes.
O carro é obrigatório para qualquer deslocação .
Uma ida ao cinema implica entrar num shopping.
Uma ida ao Ginásio implica uma toillete.

Adoro Cascais, sinto que uma parte de mim vai sempre ser daqui.
Mas estou a sofrer a ver este concelho morrer ás mãos de quem o quer dinamizar.
Talvez estejam certos e assim o concelho se torne mais rentável, mas para mim, deixou de ser " O meu Cascais " onde valia a pena viver.
E assim decidi que me vou embora, virei a Cascais passear ao Fim de Semana.

1 comment:

A. said...

Não podia concordar mais... :)