Tuesday 11 November 2008

Para a minha Amiga

A ‘Desilusão Humana’, frase que partilhei hoje com a minha grande amiga, que a precisava de ouvir para poder verbalizar aquilo que estava a sentir.

Só para esclarecer o que esta frase implica (para mim pelo menos). A diferença entre este tipo de desilusão e a amorosa, embora muitas vezes se acompanhem, é que a desilusão humana é muito mais grave. É quando nos sentimos totalmente traídos ou enganados, é quando não queremos acreditar que outro seja capaz de tanta desonestidade. É uma tristeza gigante que sentimos ao perceber que a outra pessoa não agiu pelos princípios mas sim pelo egoísmo. Princípios estes que cremos ser óbvios, que nos são tão naturais e que acreditamos serem inatos ao ser-se Humano.

Ontem falei, muito brevemente, nisto com um amigo e ele diz-me, que só me desiludo se criar expectativas e que vivendo o presente não criamos expectativas. Ok. Concordo. Alias esta filosofia inspirada no Budismo, funciona para muitos, e não a critico minimamente. Eu não sou capaz de viver assim. As pessoas que Quero e Escolho ter ao meu lado, são pessoas que são sinceras e boas e sobretudo , se eu não posso acreditar nelas, não posso ter expectativas delas, então não as quero.

Não sei se esta desilusão é mais frequente entre os sexos, por sermos raças tão distintas e assim a falta de comunicação, falta de compreensão das acções do outro, mas a verdade é esta: Que desilusão que Eles têm sido. Que falta de humanidade é esta?

Realmente tem havido vários debates entre nós, as Fantastic 3, sobre a Covardia que temos tão notado nos homens, sobre as coisas que nos dizem para ‘conseguirem o que querem’, e Nós que não somos mesmo nada naíve, infelizmente, ainda caímos na conversa do bandido. São raras as vezes que nos dão a volta, e por esta razão tem que ser mesmo muito bem dada; Meninos – alguns de vocês merecem Óscares! Parabéns!

Pois como não quero que este blog inicie com nota triste ou com tom feminista, vou aqui partilhar uma coisa:

Seja ela a desilusão humana ou amorosa, por mais que nos cause mágoa e deite abaixo, fico feliz de a sentir. Fico orgulhosa que depois de grandes desilusões,(já foram algumas), ainda me lanço de cabeça, de olhos fechados, e com toda a fé. Ainda acredito. Porque isto sim, faz de mim, Humana.

1 comment:

Ana said...

No dia que passar a desconfiar antes de acreditar, tudo deixa de fazer sentido.

Eu tambem vou continuar a ir de cabeça e com olhos BEM fechados, porque se não, nem vale a pena ir.

Não sei viver na temperatura media que regula a vida da maioria das pessoas á minha volta.

Luisa Fino